quinta-feira, 14 de março de 2013

Bacon é vida (a menos)

Ao consumir carne, você aumenta a probabilidade do desenvolvimento de doenças cardiovasculates e de câncer

Estudo realizado pela Universidade de Zurique, na Suíça, concluiu que comer carne, especialmente as processadas, pode diminuir a expectativa de vida até pela metade. A pesquisa acompanhou meio milhão de pessoas de países europeus durante 13 anos e foi publicada nesta quinta-feira (7) no respeitado jornal científico BMC Medicine (veja aqui). Alguns dos mais famosos jornais do mundo comentaram o trabalho, como foi o caso do The Guradian (veja aqui) e da rede BBC (veja aqui), ambos ingleses.

De acordo com os cientistas suíços, liderados pela professora Sabine Rohrmann, o consumo de carne processada equivalente a duas salsichas e uma fatia de bacon por dia aumentou em 44% as chances de morte precoce das pessoas acompanhadas. O consumo de carnes processadas pode elevar em até 72% os riscos de desenvolvimento de doenças do coração e em 11% os riscos de diversos tipos de câncer, segundo o material suíço.

“Um alto consumo de carne, especialmente carnes processadas, está associado a um estilo de vida menos saudável. Mesmo depois de ajustar fatores como fumo ou obesidade, acreditamos que há um risco em comer carnes processadas”, disse a professora, que é uma das autoras do estudo, em entrevista à rede britânica BBC.

Rachel Thompson, World Cancer Research Fund, organização inglesa que fornece materiais e pesquisas sobre câncer, concordou com o estudo suíço e disse que o novo estudo agrega “ao conjunto de evidências científicas que sublinham os riscos à saúde de comer carnes processadas”.

As carnes processadas, a que se refere o trabalho dos cientistas de Zuriche, são todas aquelas embutidas e com longo prazo de validade. Alguns exemplos desses produtos são hambúrgueres, salsichas, bacon, salame, presunto, peito de peru defumado, linguiça, mortadela etc.

A forma mais segura, portanto, de garantir uma boa saúde e fugir dos riscos dos alimentos de origem animal é ter uma alimentação balanceada, colorida e livre de produtos provenientes de animais. Saiba como dar os primeiros passos no veganismo, uma filosofia de vida que visa a não-violência através do fim do uso de produtos e serviços que envolvam animais: www.sejavegano.com.br.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário