segunda-feira, 7 de maio de 2012

Lebre nasce de cesariana após sua mãe ser atingida e morta na estrada

A lebre minúscula nasceu de cesariana apesar de sua mãe ter sido atingida e morta (Foto: Daily Mail)
Essa adorável filhote de lebre tem sorte de estar viva.

Depois de sua mãe ter sido atingida e morta no meio de uma estrada, na Inglaterra, um pedestre atento que passava pelo local percebeu que a barriga do animal ainda se mexia.

O fazendeiro Chris Callow e sua parceira Jasmine fizeram uma cesariana com um canivete no acostamento da calma estrada de Somerset e, para sua alegria, saltou para fora a filhote, que estava bem e viva.

Chris, 24 anos, de Stone Allerton, Somerset: “Nós achamos que era uma raposa morta na estrada, a princípio, mas eu vi a barriga mexendo e percebi que a lebre estava grávida. Então, eu tirei a filhote de lá o mais rápido que pude, a coloquei no capô do carro para mantê-la aquecida e, em minutos, ela estava sentada, parecendo muito bem.”

Ele acrescentou que nunca havia feito nada parecido antes, mas já tinha visto seu pai fazer coisa semelhante, ocasionalmente.

A recém-nascida foi levada para casa e recebeu seu primeiro alimento, uma fórmula especial de leite chamada colostro e usada normalmente para alimentar cordeiros recém-nascidos e órfãos.

Apesar de ter nascido no capô de um carro, a lebre mostrou fortes sinais de vida imediatamente depois do nascimento.

“Eu não pude acreditar quão rapidamente ela tomou a seringa cheia de leite. Ela se alimentou muito bem, mas descobrimos que isso precisava ser feito a cada duas horas, então decidimos entregá-la aos especialistas do Secret World Animal Rescue Centre.”

A fundadora do Centro, Pauline Kidner, disse que a lebre estava indo muito bem e que tinha sido entregue à cuidadora Marie Denston para uma atenção contínua.



Fonte

sábado, 5 de maio de 2012

Crianças torturam tartaruga até a morte

Um júri irá decidir se cinco crianças, com idades de 11 a 13 anos, irão responder por crime de crueldade animal e morte de uma tartaruga, na cidade de Pearland,Texas, EUA. As informações são do jornal Examiner.

De acordo com o canal de notícias KHOU, o caso de crueldade aconteceu recentemente. Testemunhas viram as crianças atirando pedras no animal, pisoteando e o jogando contra o solo.

As agressões causaram vários ferimentos à tartaruga, que teve que ser sacrificada pelo Centro de Controle de Vida Selvagem.

As testemunhas estão chocadas com as agressões.
Não só pelo fato das agressões terem sido brutais, mas pelo fato de as crianças terem sentido prazer em presenciar a dor do animal.

Um garoto de 15 anos tentou impedir o abuso, e disse que as “crianças estavam rindo o tempo todo.”
Embora as crianças tenham parado as agressões quando o menino interferiu, elas continuaram depois que a testemunha foi embora.

Outros vizinhos eventualmente resgataram a tartaruga machucada, e a transportaram para receber cuidados veterinários, mas já era tarde demais.

A polícia está investigando o caso, e a população está aguardando para saber se as crianças serão indiciadas por crueldade animal.



Fonte

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A perda de um animal pode gerar mais que dor e ir parar na Justiça

Esta na foto é a Luna. Linda, não? Pena que ela morreu. A yorkshire filhote fez durante um breve período a alegria de uma família em Curitiba. Em especial de duas meninas adolescentes. Neste mês, completam dois meses de sua morte. A tristeza permanece. Ainda mais por ter sido a segunda perda em menos de um ano. Após a morte da labradora Baby, vítima de câncer, a família relutou em ter novamente um cachorro.  Mas ele veio. Uma agradável surpresa de amigos da escola das meninas. Por precaução, a família optou pela castração logo cedo. Antes mesmo do primeiro cio.

Luna foi submetida a cirurgia e morreu cinco dias depois.  Laudos mostraram que o filhote teve o intestino perfurado e restos de útero e ovários ficaram no organismo. Apesar de duas outras cirurgias, Luna não resistiu e morreu vítima de uma infecção generalizada. A responsável pela cachorrinha, apesar de toda a dor, não vai deixar o caso passar em branco. Entrou com um processo no CRMV-PR. Ela alega negligência do médico veterinário. Com as provas em mãos, além do processo no CRMV-PR, ainda é possível acionar os Juizados Especiais Cível e Criminal, por danos morais e materiais, baseado no crime ambiental.

Não só médicos, que salvam vidas humanas todos os dias, correm o risco de errar. O mesmo pode acontecer com os médicos veterinários. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) recebeu em 2011, 28 denúncias tendo sido instaurados quatro processos ético-profissionais. Neste mesmo ano, 39 denúncias foram julgadas. Um ano é o tempo médio para o julgamento de um processo.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná respondeu algumas questões sobre este assunto. Confira.

- Como denunciar? Em Curitiba e outros municípios.

A denúncia pode ser realizada em formulário próprio, que pode ser obtido no site do CRMV-PR. É necessário ter algum tipo de comprovação para demonstrar que o médico veterinário agiu de forma incorreta, como fotografias, prontuário do animal, resultados de exames veterinários como radiografias, etc. Esses documentos devem ser anexados ao formulário. Ele será protocolado no CRMV-PR e o presidente instaura ou não o processo ético, condicionado à existência de informações mínimas necessárias, que são especificadas no formulário, e comprovação mínima do alegado. Após, ocorre o julgamento, dando oportunidade para a outra parte se defender. O veredicto pode absolver o profissional ou condená-lo.

- Quais os casos mais comuns registrados?

Nós não realizamos classificação dos motivos pelos quais ocorrem denúncias éticas, porém é possível ter uma ideia geral. É frequente as denúncias que envolvem a morte do animal durante a cirurgia em casos onde o procedimento foi realizada em locais inapropriados, como consultórios veterinários ou em casos extremos até na casa do tutor do animal. Quando o animal morre ou o tutor descobre que apenas clínicas ou hospitais veterinários podem fazer cirurgias, o mesmo entra com denúncia contra o médico veterinário. Em alguns casos, o animal é internado e não é mantido com acompanhamento adequado. De acordo com a Res. CFMV 670/00, deve haver um funcionário em tempo integral cuidando do animal e um médico veterinário à disposição, mesmo durante à noite.

- Quais são as penas para o condenado?

Em caso de condenação, há cinco gradações possíveis: advertência confidencial, censura confidencial, censura pública, suspensão por 90 dias e cassação da cédula profissional. O julgamento se restringe à ética e não aborda outras esferas, como a civil (eventuais indenizações).





Fonte

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Somos Todos águas

Talves não haja muita diferença entre o presidente Mao e Richard Nixon se lhes tirarmos as roupas.
Talves não haja muita diferença entre Marilyn Monroe e Lenny Bruce se averiguarmos dentro de seus caixões.
Talves não haja muita diferença entre a casa branca e a casa do povo se contarmos suas janelas.
Talves não haja muita diferença entre Raquel Welch e Jerry Rubin se ouvirmos o coração deles.
Somos todos águas de diferentes rios, por isso é tão fácil se encontrar. Somos todos águas neste vasto oceano. Um dia iremos evaporar juntos.
Talves não haja muita diferença entre Eldridge Cleaver e a rainha da Inglaterra se engarrafarmos suas lágrimas.
Talves não haja muita diferença entre Manson e o Papa se estamparmos o sorriso deles.
Talves não haja muita diferença entre Rockefeller e você se ouvirmos você cantar.
Talves não haja muita diferença entre eu e você se mostrarmos nossos sonhos.
Somos todos águas de diferentes rios, por isso é tão facil se encontrar.

John Lennon

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Movimento Crueldade Nunca Mais lança petição para exigir penas severas contra os maus-tratos aos animais

No dia 22 de janeiro de 2012, cerca de 100 mil pessoas, em mais de 200 cidades brasileiras, saíram às ruas na Manifestação Crueldade Nunca Mais, para pedir maior punição para quem comete crimes de maus-tratos contra animais. A legislação brasileira possui penas muito brandas para quem comete tais crimes.

O anteprojeto da reforma do Código Penal Brasileiro está em andamento, e há notícias de que a Lei dos Crimes Ambientais, 9605/98, cujo artigo 32 criminaliza os atos de crueldade contra animais, passará a ser um capítulo do novo Código Penal, e que as condutas já previstas como crime poderiam ser consideradas apenas infrações administrativas, sendo punidas, unicamente, com o pagamento de multas.
Num momento onde o clamor da população brasileira é pela punição efetiva de quem comete crimes contra animais, acabar com a única lei que os protege, é uma afronta aos anseios dos brasileiros.

Acreditando que ao invés de retroceder, a proteção penal aos animais deve avançar, o Movimento Crueldade Nunca Mais lançou uma petição em apoio à carta aberta “Pelo avanço da proteção penal ao meio ambiente e aos animais”. Esta carta, endereçada à comissão de juristas responsáveis pela redação do anteprojeto do Novo Código Penal, repudia qualquer retrocesso nas leis que defendem os animais, e em contrapartida pede penas mais duras, capazes de inibir tais condutas.

Na semana de 07 a 11 de maio, a comissão de juristas instituída pelo Senado finalizará o texto do anteprojeto do novo Código Penal, no que se refere aos crimes contra os animais e o meio ambiente! O anteprojeto posteriormente tramitará no Senado e Câmara dos Deputados, mas é fundamental que o texto contemple AGORA as condutas criminosas contra os animais, e estabeleça penas mais duras capazes de realmente inibir estas cruéis ações.

Face a isto, o Movimento Crueldade Nunca Mais convocou a proteção animal de todo o país para novamente sair às ruas! Porém, desta vez será para realizar um “PEDÁGIO NACIONAL” para coleta de assinaturas, no dia 05 de maio de 2012! As cidades deverão ser inscritas através do e-mail: info@crueldadenuncamais.com.br.

Veja as cidades que já confirmaram participação: http://www.crueldadenuncamais.com.br/crueldadenuncamais/pedagio.php



Fonte

terça-feira, 1 de maio de 2012

Nasceu a caminho do matadouro


O texto abaixo abaixo é do blog “Amor pelos Animais” e explica este caso acontecido na China. No Brasil, a indústria do leite também descarta recém nascidos machos, pois estes não servem para dar leite, são tratados como lixo. As fêmeas são exploradas até o final da vida e depois são mortas.
“Bem-vindo ao mundo.

Nascido em um caminhão para o abate. Ele foi abandonado na estrada. Para sua mãe, foi um grande dia. Porém, estava a caminho de sua morte. Apartada de seu rebento, seguiu seu cruel trajeto. Partiu vendo como abandonaram seu filho para morrer. Não conseguia sequer… dizer “Olá”. Não conseguia sequer dizer adeus. Ante seus olhos tristes, o caminhão chegou ao seu destino.
Felizmente para o bezerro, foi resgatado pela polícia de trânsito Chinesa, e enquanto ele gozava a sua sorte, sua mãe era desmembrada, estava morta.

Esta é a triste realidade de que milhões de animais todos os dias.”

Não quer mais participar disso?
www.sejavegano.com.br




Fonte