domingo, 14 de abril de 2013

O sentido da vida. Eu quero saber por que temos vivido todos esses anos? Será que desperdiçamos nossas vidas?
- Todo mundo desperdiça, quase todo mundo desperdiça.

— Charles Bukowski.

sábado, 13 de abril de 2013

"Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata."
- Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Novo estudo aponta participação de bactérias na relação entre o consumo de carne e doenças do coração

Além da gordura saturada e do colesterol, consumo de carnes e laticínios aumentam as chances de doenças cardiovasculares por presença de bactérias que se alimentam de uma substância química presente nestes produtos

Segundo estudo publicado recentemente no periódico “Nature Medicine” (veja aqui, em inglês), bactérias que habitam o trato digestivo humano metabolizam uma substância presente nas carnes e laticínios chamada carnitina, transformado-a em óxido de trimetilamina, conhecido causador de aterosclerose (doença ligada ao entupimento das astérias).

Os pesquisadores da escola de saúde pública “Cleveland Clinic”, considerado um dos 4 melhores hospitais dos EUA, analisaram os índices de carnitina em ovolactovegetarianos, veganos e também em pessoas que consomem carnes e laticínios e cruzaram os dados com  exames cardíacos realizados por eles. Ao todo, mais de 2,5 mil pessoas foram examinadas no estudo.

O cientista líder da pesquisa, Stanley Hazen, foi enfático quanto aos benefícios do não consumo de carne:
“Uma dieta com muita carnitina altera a composição da flora, o que torna os consumidores de carne mais suscetíveis a formar o óxido de trimetilamina e ter seus efeitos ligados ao entupimento de vasos. Ao mesmo tempo, vegetarianos e veganos têm uma capacidade reduzida de sintetizar o óxido da carnitina, o que pode explicar os efeitos benéficos dessas duas dietas.”

Embora encontrada em menores quantidades em carnes brancas como a de frango, peixes e também em laticínios, a carnitina está presente nestes produtos, o que pode complicar a saúde do coração mesmo em uma pessoa que não consome carne vermelha mas consome outros tipos de produtos de origem animal, por exemplo.

Antes deste estudo, apenas o colesterol e a gordura saturada presentes nas carnes eram considerados os culpados pelo sabido aumento nas chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Portanto, há agora mais um motivo para que a população não consuma estes produtos: as bactérias que se alimentam de carnitina e liberam óxido de trimetilamina.

Repercussão na mídia
O estudo tem sido destaque em jornais de todo mundo. A edição desta segunda-feira (8) do Jornal Nacional também comentou a pesquisa, assista aqui.


Fonte

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Brasil mata um boi, um porco e 166 frangos por segundo




Durante os 20 minutos em que você almoça, mais de 200 mil animais são assassinados apenas no país do samba e da pecuária

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (27/03/2013) os números da pecuária brasileira no ano de 2012 (veja aqui). Infelizmente, o país mantém a triste marca de matar, a cada segundo, um boi, um porco e 166 frangos. Sim, você não leu errado, estes números são referentes a um segundo.
A indústria pecuária comemora o aumento dos assassinatos de bovinos e suínos e relata leve queda nas mortes de frangos. Apenas em 2012, o Brasil matou 31,118 milhões de bovinos. Entre eles, os bois nascidos de inseminação artificial para crescerem e serem assassinados e vacas que não atenderam mais os anseios da indústria leiteira. Sim, se você consome laticínios, saiba que o seu dinheiro ajudou estas empresas a derramar o sangue destes animais. Cada segundo de 2012 trouxe a morte de um boi ou vaca.
Ainda durante os 12 meses do ano de 2012, o nosso país tirou a vida de 35,980 milhões de porcos. Sim, aquele animalzinho dócil e brincalhão que estrelou o filme “Baby”, na década de 90. Imagine um animalzinho curioso daquele tendo seu corpo perfurado a cada segundo.
Apesar destes números serem realmente chocantes, os animais que mais são assassinados pela indústria brasileira são os frangos. De janeiro a dezembro de 2012, 5,238 bilhões de animais tiveram suas gargantas cortadas nos matadouros de aves do Brasil. Este número corresponde à triste média de 166 animais por segundo.
Estes números não englobam a morte de outros animais considerados de consumo em nosso país como peixes, carneiros, jacarés, capivaras, codornas e tantos outros. Enquanto você lia esta matéria, lá fora, nos matadouros, cerca de 20.160 animais foram assassinados e terão seus pedaços expostos em um supermercado próximo à sua residência nos próximos dias. Por favor, não compre e nos ajude a reverter este quadro. Acessewww.sejavegano.com.br e encontre dicas e primeiros passos para uma vida livre de crueldade.

Fonte

segunda-feira, 8 de abril de 2013

"Contem-lhe que a vergonha, a desonra, o suicídio rondam os lares, e é preciso reconquistar a vida. Façam-lhe ver que é preciso eu estar alerta, voltado para todos os caminhos pronto a socorrer, a amar, a mentir, a morrer se for preciso."
Vinicius de Moraes

quinta-feira, 4 de abril de 2013

"Eu te amo pelas tuas faltas, pelo teu corpo marcado, eu amo as tuas mãos mesmo que por causa delas eu não saiba o que fazer com as minhas. Eu te amo de alma para alma, quando o próprio amor vacila."
Fernando Pessoa.