Eu estou cansada de tanta hipocrisia, cansada de pessoas que querem cada vez mais, enquanto outros só querem um prato de comida. Cansada de pessoas fúteis que não se importam com nada a mais que o próprio nariz. Vivemos hoje em uma sociedade que fecha os olhos para a realidade, uma sociedade doente, iludida.
Onde foi parar a "empatia natural do ser humano"?
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Segunda sem Carne
A Segunda sem Carne é uma campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio-ambiente da Prefeitura de São Paulo. O objetivo é incentivar a redução do consumo de carne e apoiar diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde.
A redução das carnes, com consequente aumento do consumo de leguminosas, frutas, cereais (de preferência integrais) legumes e verduras é recomendada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.
No documento, o Ministério da Saúde esclarece que os alimentos de origem animal só integram um cardápio saudável se em consumo moderado. Mas, no Brasil, o consumo de carnes deixou de ser moderado há muito tempo, fazendo com que o brasileiro se exponha de forma excessiva aos malefícios da ingestão desenfreada de carne.
O portal da campanha Segunda sem Carne admite que a retirada da carne do cardápio às segundas-feiras provavelmente não será ainda suficiente para ajustar o cardápio brasileiro marcado pelo seu consumo excessivo, mas é uma atitude positiva em direção à melhor educação e abertura a novos sabores.
Além da questão alimentar, há também uma preocupação com o respeito pelos animais. A competição para produzir carne, ovos e derivados de leite baratos tem levado o “agribusiness” a tratar os animais como objetos e mercadorias. Os animais são mantidos em galpões abarrotados ou cocheiras estreitas. Um grande número de bois de corte, vacas leiteiras, leitões, galinhas e perus são criados nessas condições.
A tortura e a morte de animais para alimentação é incompatível com uma cultura de paz. A alimentação sem carne é uma forma de praticar a não-violência.
A campanha se baseia também em um terceiro pilar, pela proteção ao planeta Terra. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%.(1).
O Ministério da Agricultura afirma que só no Brasil, a pecurária gera diretamente 80% do desmatamento no bioma amazônico. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.).
A nutricionista da Rede Mundo Verde, Flávia Morais, endossa o coro de que é possível viver de forma saudável e prazerosa sem fazer uso de alimentos de origem animal.
Dar preferência a proteínas vegetais favorece ainda o controle de peso, a redução do risco de doenças do coração e de desenvolver formas de câncer, principalmente o de intestino.
Uma dieta sem produtos animais é pobre em gordura, isenta de colesterol e rica em fibras, vitaminas e minerais. As proteínas vegetais, principalmente quando combinadas, são de alto valor biológico, contem todos os aminoácidos necessários para a formação de tecidos do nosso corpo.
Boas sugestões de proteínas vegetais são:
- Feijões, ervilha, lentilha, grão de bico;
- Soja e derivados (Proteína de soja, tofu, extrato de soja);
- Oleaginosas como nozes, amêndoas, castanhas, amendoim;
- Cereais integrais como arroz, quinua e amaranto;
- Sementes de gergelim e tahine;
- Sementes de girassol e de abóbora;
Seja pelas pessoas, pelos animais ou pelo Planeta, há motivos suficientes para aderir à campanha Segunda sem Carne. Que tal começar hoje?
Fonte
Cadela adota filhotes de gata que mora na mesma casa, no RS
Mais uma surpreendente história de compaixão e amor no mundo animal. Em Erechim, na região do Alto Uruguai, norte do Rio Grande do Sul, uma cadela adotou gatinhos filhotes que vivem na mesma casa.
Apesar da mamãe gata viver na mesma casa, a cadela age como se os filhotes fossem seus. Em função disso, para garantir que os gatinhos possam ser amamentados pela mãe ‘legítima’, a tutora adota alguns cuidados especiais.
A presença de dessas duas mães de diferentes espécies acaba por criar na família um ambiente mais do que especial, em que os gatinhos recebem carinho e aconchego em dobro.
Fonte
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam, e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço vale mais que qualquer palavra...
Luís Fernando Veríssimo
Meu velhinho, meu filho, meu amor
Tive de tirar os pés da cama, pois estava alta demais para ele ir em seu lugar predileto: a cama de meus pés.
Na sala, foi mais fácil: coloquei almofadas para permitir sua subida nas poltronas.
Embora, volta e meia, ele lata e pede que o ajude a subir. Dá uma força aqui, pai!
A carinha dele continua de criança, mas cheia de pelos brancos.
Continuamos com o hábito de sermos vira-latas andarilhos. Só que agora meu personal dog vai devagarinho e de vez em quando tromba com um poste no caminho.
Algumas idiossincrasias se acentuaram: nunca foi sociável com outros cachorros, só com pessoas. Piorou.
Minha casa, que sempre foi de portas abertas para abrigar cachorros a espera de um lar, hoje vive trancada para peludinhos alheios. Deixo os sem teto peludinhos em casas de amigos cachorreiros.
Ele tem um ritual bem típico de idoso: no começo da noite, pede seus remédios. E dá-lhe colírio nos olhos para minorar a catarata, limpeza dos ouvidos, massagens na coluna com osteoporose. Adora, geme de satisfação.
Felizmente conto com minha namorada para fazer isso comigo. Namorada escolhida por ele, claro, porque não há mulher que agüente um escritor apaixonado por cães sem gostar de poesia e cachorros.
O fim se aproxima, é evidente, ele sabe, eu sei.
Quantos já se foram aos céus dos cachorrinhos? Perdi a conta, mas não as lembranças. Cada um é um pedacinho de mim, com seu nome, aventuras, malandragens e cheiros.
Daí a gente, eu e ele, fingimos que cada dia é um novo dia.
E abanamos os rabinhos de satisfação.
Ele me ensina, eu aprendo os truques de viver.
Ulisses Tavares cuida, direta ou indiretamente, de centenas de cães abandonados em abrigos. Mas tem um Ferinha Mel especial ainda a seu lado. Coisas de poeta.
domingo, 1 de janeiro de 2012
Casal perde tudo, mas cuida do cão
Em Curitiba, a reportagem do Canal Johnnycwb, encontrou esse casal de idosos que estavam vivendo em um ponto de ônibus, depois de terem sidos enganados pela própria família, que lhes tirou a casa que haviam herdado, sem terem onde morar, foram para as ruas e encontraram abrigo debaixo da cobertura. Entretanto como tem filhos menores eles foram retirados pelo conselho tutelar.
Apesar de serem ludibriados pela cobiça e maldade humana, eles não abandonaram o cão Rex, que também é um idosinho.

Fonte
Apesar de serem ludibriados pela cobiça e maldade humana, eles não abandonaram o cão Rex, que também é um idosinho.
Fonte
Assinar:
Postagens (Atom)

