quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Por que você come carne?

O homem, por ser o único animal racional do planeta Terra, possui capacidade de decisão, de reflexão. Por esse motivo, não é racional que o homem se comporte como os outros animais irracionais, alegando seguir uma “cadeia alimentar”, da mesma forma que os demais animais seguem.

Não somos iguais aos outros animais, porque possuímos essa capacidade de raciocínio, e justamente por isso, nos julgamos superiores aos outros seres. Mas, a racionalidade do homem não traz superioridade, e sim muita responsabilidade. Não existe superioridade na natureza, existe unidade. Estamos todos conectados. O mal que você faz ao próximo é o mal que faz a si mesmo. A cura que você proporciona ao próximo é a cura para as próprias enfermidades. E como próximo eu me refiro a tudo que existe.
O argumento da superioridade humana para justificar a exploração dos outros animais é, sem dúvida, fascista, e argumentos semelhantes já foram empregados para justificar a escravidão dos negros, a dominação e invasão de países e territórios, a submissão feminina, diversos genocídios, só para citar alguns exemplos. E muitas coisas que hoje consideramos atrocidades históricas, já foram socialmente aceitas. E tantas coisas que são socialmente aceitas e apoiadas hoje, no futuro serão entendidas como o absurdo que são.

É preciso lembrar que não é possível que uma pessoa consuma carne e seja ambientalista ao mesmo tempo, ou se diga sensível pela causa animal, se dizendo contra testes em animais, exploração em circos, rodeios, maus tratos de animais domésticos… e consumindo carne? Usando acessórios de couro? Não soa coerente, concorda? Ingerir carne é semelhante às posturas narradas acima, é a mesma coisa que maltratar qualquer animal, só que é socialmente aceito, porque é bom para a economia, porque é comum, porque todo mundo faz. Como é socialmente aceito, quem consome pensa que não está fazendo nada demais. Oras, nem tudo que é socialmente aceito é necessariamente moral. Nós sabemos bem disso, tantas coisas que atualmente são consideradas comuns, mas estão longe de ser enquadrar até nas mais liberais concepções de moral, o rol é extenso.

Apenas evitamos refletir e fazer uma autocrítica em relação ao consumo de carne, de couro animal, por pura conveniência, comodismo. A autocrítica dói, refletir dá trabalho, tomar uma postura diferente da maioria é um ato de coragem e traz consequências sociais, que nem todos estão dispostos a encarar. Mas dói mais ainda, o sofrimento dos nossos amigos animais, diariamente, para sustentar luxos desnecessários.
Ser vegano é muito fácil, existem diversas opções de alimentos sem origem animal, sem sofrimento, acontece que a cultura te impossibilita de enxergar o quão fácil é seguir o melhor caminho. Está na hora de refletir, você, ser humano, animal racional, vivendo em uma sociedade organizada e civilizada, não precisa seguir tradições, obedecer a costumes. E sabe por quê? Porque você pensa e deve seguir seus próprios sentimentos e a sua concepção de moral. Deve evoluir, porque assim deve caminhar a humanidade.
As pessoas que não sentem fraternidade por todos os seres, não praticam a racionalidade em sua plenitude, então, carecem de humanidade.

Por que você come carne?

Faça essa pergunta a si mesmo, caso não encontre uma resposta racional e razoável, é hora de parar. Uma simples recusa na hora de comer, uma escolha na hora de comprar cosméticos, roupas, bolsas, e você estará salvando vidas e, incentivando o fim de uma indústria cruel que não pode ter espaço em uma sociedade civilizada e formada por seres racionais.
Assim eu acredito… que somos racionais. Nós ainda somos?

Ohana Nery é advogada criminalista de Vitória, Espírito Santo


Fonte 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"Teus olhos têm uma cor de uma expressão tão divina, tão misteriosa e triste."
Florbela Espanca

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"Aquele que conhece os outros é sábio.
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.

Aquele que vence os outros é forte.
Aquele que vence a si mesmo é poderoso.

Aquele que conhece a alegria é rico.
Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.

Seja humilde, e permanecerás íntegro.
Curva-te, e permanecerás ereto.

Esvazia-te, e permanecerás repleto.
Gasta-te, e permanecerás novo."

O sábio não se exibe, e por isso brilha.
O sábio não se faz notar, e por isso é notado.

O sábio não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo,
ninguém no mundo pode competir com ele."
(Lao Tse)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Animais são iguais a crianças, precisam da sua proteção

Assista e aprenda a desenvolver a compaixão

Este vídeo é do Santuário Gaia, de Girona, na Espanha. Nele, um dos ativistas alimenta dois filhotes salvos do matadouro. Assista ao vídeo e veja como são iguaizinhos a crianças.
Clique aqui para assistir ao vídeo.

Iguais a estes, independente da espécie, bilhões de animais estão sendo mortos neste momento aqui mesmo no Brasil. Por favor, não coma animais ou financie atividades como a da indústria leiteira e de ovos que explora e depois mata esses inocentes.

As escolhas que você faz na gôndula do supermercado pode tirar as facas das gargantas destes pequenos.
Saiba como começar um estilo de vida vegano hoje: www.sejavegano.com.br

Fonte

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Artista retrata horrores dos matadouros em quadros

Pinceladas para a libertação animal

Com muita sensibilidade e talento, a artista espanhola Roma Velarte consegue transmitir aos apreciadores de seus quadros e desenhos todos os motivos que levam milhões de pessoas a deixar os produtos de origem animal de lado.

Vegana, a espanhola pinta cenas de matadouros e de animais com olhares de tristeza, a fim de conscientizar as pessoas sobre os horrores vividos por estes inocentes.

Em seu último e mais impressionante trabalho, Roma pintou uma foto de família, após um jantar. No quadro, posam para a foto normalmente, mas a visão da artista se mostra em uma espécie de raio-x, que vê o que realmente está ali: restos de animais na mesa e animais assassinados nos estômagos (ver quadro ampliado).

Conheça mais sobre a artista: Blog | Facebook


  Fonte

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


 Vídeo emocionante produzido pelos irmãos Brendan e Ayden Elworthy, de 18 e 10 anos respectivamente, super conscientes e sensíveis em relação aos animais. O vídeo faz uma reflexão sobre como nós, os habitantes desta terra, não somos melhores ou piores, somos apenas diferentes!


Fonte

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Arranca metade do meu corpo, do meu coração, dos meus sonhos. Tira um pedaço de mim, qualquer coisa que me desfaça. Me recria, porque eu não suporto mais pertencer a tudo, mas não caber em lugar algum. José Saramago.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Resgatado desidratado e com bicheira, cão precisa de ajuda com tratamento e lar temporário

É uma encrenca atrás da outra. Este cão, ainda novinho que chamei Elvis, estava na favela, não sei de onde veio, caquético e com uma bicheira avançada e infeccionada nas costas, não deu pra negar ajuda. Está internado, pois se tentasse tratar na rua ele morreria devido a desnutrição e infecção. Vejam o que saiu de larvas.

Está na Clinica Vet Mais, da Drª Aline. Quem quiser ajudar/levar contribuição/remédios, a clínica fica na rua Tiradentes, 848, em São Bernardo do Campo. Se souberem de alguém que goste de animal e possa ajudar, eu peço ajuda, não está dando mais, é um caso atrás do outro, nem acabaram os tratamentos dos resgatados atropelados, cinomose, pit bull, castrações e agora esse animal largado morrendo.

Teve a infestação removida, está em antibióticos e hidratação, precisa ganhar peso e sair da desnutrição para poder resistir aos remédios. Não dá pra tratar em casa, pois não pode ficar fora do soro com medicação. E depois que sarar, para onde irá? Não sei. Alguém por caridade, daria lar temporário no ABC até ser adotado?

Por hora preciso pagar a clinica e preciso de ajuda. Quem puder:


Bradesco
AG.: 3487-8
C/C: 58225-5
CLAUDINE GROTTI
Contato: Claudine – email: missdoll6@gmail.com



Fonte 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Que triste então estava sendo, mas (..) parecia acostumada. Acostumada e fria porque depois de tantas lágrimas, ela finalmente parecia ter secado. A maquiagem borrada em volta dos olhos tinha sido limpa na noite anterior.


Caio F. Abreu

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"Conversaram pouco, o silêncio disse mais. E voltaram a se encontrar, com mais frequência e menos acaso. Já eram, no entanto, velhos demais para as inflamadas e inúteis discussões dos dezessete anos. Caminhavam calmamente pela areia molhada, mão na mão, por mais ridículo que possa parecer para a sua idade. Caminhavam sem rumo, sem tempo, sem horizonte. E quando se voltavam, sentiam a nostalgia da vida perdida em poucos minutos."
Chico Buarque

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As emoções do homem ignorante vem sendo continuamente apaziguadas pela história sangrenta do Anarquismo. Não há nada demasiadamente ofensivo para ser empregado contra esta filosofia e seus expoentes. Portanto o Anarquismo representa para o não-pensante, o que o homem proverbial malvado é para uma criança – um monstro obscuro empenhado em engolir-lhe todo; em poucas palavras, destruição e violência.Destruição e violência! Como poderá saber o homem comum que o elemento mais violento da sociedade é a ignorância; que seu poder de destruição é justamente o que o Anarquismo está combatendo? Ele não está ciente de que as raízes do anarquismo são partes das forças naturais e destroem não as células saudáveis, mas o crescimento parasitário, que se nutre da mesma essência da vida social. Está meramente livrando o solo de erva-daninhas e arbustos para eventualmente produzir frutas saudáveis”
Emma Goldman

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Por que há tão poucas pessoas interessantes? Em milhões, por que não há algumas? Devemos continuar a viver com esta espécie insípida e tediosa? O problema é que tenho de continuar a me relacionar com eles. Isto é, se eu quiser que as luzes continuem acesas, se eu quiser consertar este computador, se eu quiser dar descarga na privada, comprar um pneu novo, arrancar um dente ou abrir a minha barriga, tenho que continuar a me relacionar. Preciso dos desgraçados para as menores necessidades, mesmo que eles me causem horror. E horror é uma gentileza."
Charles Bukowski

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

"Porque a moda agora é ser intelectual
Ler gibi, mas dizer que é jornal.
As livrarias continuam vazias
Mas as redes sociais,
andam cheias de poesias.
Todo mundo anda dizendo que é poeta
Rotulando a própria testa,
E se propondo a escrever,
Estão enganados minha gente
Best seller adolescente
Não faz ninguém crescer."
  Ana Favorin, Essa tal moda.